DânicaZipco Loader

Estrutura Metálica

O que é estrutura metálica?

É uma estrutura composta por aço e constituída por um grupo de peças, que, quando unidas, formam um conjunto que dá sustentação à construção. Os materiais de aço também permitem maior liberdade de criação aos arquitetos e engenheiros e podem ser aplicados em qualquer tipo de projeto. Utilizadas em grandes pavilhões, supermercados, shoppings e centros de distribuição, as estruturas metálicas imprimem maior produtividade e velocidade construtiva aos projetos. Em comparação com processos convencionais, como a alvenaria, podem reduzir em até 40% o tempo de execução da obra. Por dialogar com outros materiais, o aço não deve ser visto como antagônico ao concreto. Na verdade, eles podem ser aplicados em conjunto nas chamadas estruturas "híbridas" ou "mistas", onde as qualidades de cada elemento serão aproveitadas. Outra vantagem é a versatilidade e flexibilidade que as estruturas metálicas proporcionam aos projetos, pois permitem ganho de espaço com a criação de grandes vãos e balanços sem interrupção por pilares ou paredes estruturais. Além de tudo isso, a construção em aço, está em perfeita sintonia com o conceito de desenvolvimento ambientalmente sustentado. O aço é material 100% reciclável podendo, esgotada a vida útil da edificação, retornar aos fornos sob forma de sucata e se tornar um novo aço, sem perda de qualidade.

Vantagens
  • Liberdade no projeto de arquitetura;
  • Maior área útil;
  • Flexibilidade;
  • Compatibilidade com outros materiais;
  • Menor prazo de execução;
  • Racionalização de materiais e mão-de-obra;
  • Alívio de carga nas fundações;
  • Garantia de qualidade;
  • Organização do canteiro de obras;
  • Precisão construtiva;
  • Reciclabilidade;
  • Preservação do meio ambiente.
Estrutura Metálica
Girder
Girder

As girders são treliças projetadas como estrurura principal. A sua função estrutural é de servir como apoio para estrutura secundária e telhas, resistir aos esforços a que é submetida e garantir a estabilidade transversal da edificação.

Joist
Joist

É um elemento estrutural composto por barras, ligadas entre si por articulações (nós). As cargas são aplicadas somente nos nós, não havendo transferência de momento fletor para as barras, estando estas sujeitas somente aos esforços axiais.

Perfil Z
Perfil Z

Elemento que confere leveza e agilidade tanto no processo produtivo quanto no processo de montagem, além da excelente resposta estrutural perante as cargas de vento.

Lanternim
Lanternim

Dispositivo locado na cobertura, responsável por promover a ventilação natural pelo efeito chaminé, o qual consiste na saída do ar quente por aberturas no telhado e entrada de ar frio através de aberturas como venezianas industriais, portões ou janelas.

Domos
Domos

É um sistema que auxilia na economia de energia elétrica permitindo a iluminação natural interna do ambiente, proporcionando a expansão da iluminação natural interna em um ângulo de 45º pela existência dos prismas.

Calhas, Rufos e Acessórios
Calhas, Rufos e Acessórios

Calha é um elemento construtivo ao longo do beiral de um telhado cuja finalidade é recolher a água que dele escorre.

Telha Zipada
Telha Zipada

A DânicaZipco utiliza o inovador sistema de zipagem, em que a telha é fabricada na própria obra e sob medida para o empreendimento. Sem emendas ou furos na cobertura, a telha zipada é garantia total contra vazamentos, ou seja, estanqueidade total da cobertura.

Telha Trapezoidal
Telha Trapezoidal

É utilizada em coberturas de marquises, prédios, com pequenas áreas e para coberturas com alta inclinação. No fechamento lateral ou platibanda, pode ser instalada na vertical ou horizontal.